Em que ano você nasceu?






Entre flores e docas: a magia portenha do Florería Atlántico

América do Sul Mundo afora
salão bar florería atlãntico buenos aires

⍟ Inspirado na tradição portuária de sua vizinhança e nas riquezas da imigração, o speakeasy capitaneado por Renato Giovannoni tem influências multiculturais

Publicado em 26 de novembro de 2018, às 14 horas.

Bibliotecas, salas de jogos, bunkers e cabines telefônicas são cenários comuns quando o assunto é speakeasy. Popularizados na América do Norte e Europa, eles ganharam novos ares na América do Sul. Por isso, espanta-se quem descobre que o 14º melhor bar do mundo está dentro de uma bela floricultura, escada abaixo.

flores florería atlántico
Flores decoram a entrada do bar e podem ser adquiridas durante o dia (Foto: Florería Atlántico)

Entre arranjos de flores frescas e cheirosas, ficam estantes com algumas das melhores garrafas de vinho da casa. As rosas, margaridas e outras tantas flores que colorem a entrada do estabelecimento não são meros enfeites.

Todos os dias, Aline Vargas, esposa de Giovannoni, abre a floricultura e vende arranjos para clientes do bairro. O expediente da loja termina somente quando o bar fecha suas portas, já durante a madrugada. A porta do freezer que deveria guardar as flores mais delicadas, na verdade, é o portal para o speakeasy argentino. Aí está a magia etílica do Florería Atlántico.

No balcão mais longo do país, com a capacidade para 67 pessoas sentadas, os bartenders se revezam entre taças (ou copas, como se diz em espanhol) de vinho, cervejas e cocktails inspirados na imigração e multiculturalidade da capital argentina.

HERANÇA MULTICULTURAL

drink dynamo de kief
Dynamo de Kief: Wyborowa vodka, kief caseiro e maçã verde assada (Foto: Florería Atlántico)

Localizado ao número 872 da Calle Arroyo, o bar fica próximo do antigo Edifício Bencich, construído pelo empresário croato-argentino Nicolás Mihanovich. Grande nome do setor das navegações no início do século XX, ele construíra um prédio com uma torre para que dela pudesse ver seus navios zarparem do porto.

Suas embarcações traziam a Buenos Aires imigrantes italianos, poloneses, franceses, ingleses e espanhóis refugiados das guerras que assolavam a Europa no século passado. Suas primeiras paradas eram, impreterivelmente, os bares da capital. Cada uma das nações tinha seu spirit e tradições próprias, que se misturaram nas casas portenhas e criaram a atual cena etílica da cidade.

drink Negroni Ballestini
Negroni Ballestini (Foto: Florería Atlántico)

Por isso, o menu da casa permite que a história dos imigrantes continue sendo recontada através de cocktails autorais. O bar dispõe de uma carta de bebidas com seções à base de gin, vodka, vinhos, vermutes e outros destilados. Os bons clássicos também não podem faltar, e alguns deles, como é o caso do Ballestrini Negroni, ganham um twist portenho muito familiar – a bebida leva gin argentino, vermute, aperitivo italiano, amaro, água salgada e eucalipto – defumado com assado argentino. O cocktail foi recriado em homenagem ao avô do proprietário do bar.

Para harmonizar com os drinks, cervejas e vinhos servidos no balcão do Florería Atlántico, não faltam boas opções de pratos à base de peixes e frutos do mar.  Além dos pescados do dia, servidos com batatas, também é possível saborear as tradicionais tapas e, para os carnívoros, uma boa parrilla argentina.

INSPIRAÇÃO NÁUTICA

gravura de mostro marinho na parede do florería atlántico em buenos aires
Paredes trazem ilustrações de alguns monstros marinhos que aterrorizavam pescadores (Foto: Florería Atlántico)

Dono do balcão mais comprido do país e preocupado com cada detalhe hospitaleiro, Giovannoni começou sua carreira trabalhando com o pai, dono de alguns bares e restaurantes na Argentina. Depois de passar por quase todos os cargos nos bares de sua família, ele estudou design gráfico e cinema, para depois retornar à sua grande paixão: a coquetelaria.

A paixão pelas áreas gráficas e etílicas se dá em cada detalhe do bar. Buscando aproximar os visitantes das navegações, o bartender pintou a mão todas as figuras míticas dos mares que estampam as paredes da casa. A pintura é envelhecida, lembrando as cartas náuticas de antanho, e os tetos parecem descascados como papel. O bar é escuro, fazendo referência à realidade dos navios, assim como a estrutura metálica de algumas pilastras.

“Hoje eu vejo que tudo acontece no momento certo. Eu estudei design gráfico, fiz o rótulo das minhas bebidas e desenhei as paredes do meu bar. Eu cresci perto da praia e meu bar tem a ver com o oceano. Uma hora você percebe como tudo se junta e faz sentido”, refletiu durante palestra dada no Super Bar Professional 2018, em São Paulo.

NA ROTA DOS MELHORES DO MUNDO

Equipe do bar na premiação do The World’s 50 Best Bars 2017 (Foto: Florería Atlántico)

Aberto oficialmente em 2013, foram necessários somente seis meses para que o Florería Atlántico figurasse entre os melhores bares do mundo – lista que praticamente não abandonou desde então. Este ano, a casa alcançou sua melhor colocação com o 14º lugar. Em 2017, o estabelecimento ficou na 23ª posição, com direito ao prêmio de highest climber (concedido ao bar que mais subiu na lista em relação ao ano anterior).

No Super Bar Professional deste ano, o argentino revelou: “Hoje vejo muita gente querendo abrir um bar ‘50 Best‘, mas a verdade é que ninguém realmente sabe como fazer isso”.

“Eu não abri meu bar para estar em uma lista, mas ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho pela indústria”, explicou. Uma única vez, em 2015, a casa ficou na posição 51ª no ranking mundial e deixou a lista temporariamente, o que não abalou a confiança da equipe. “Para mim, o que realmente importa é ver o cliente sorrindo no meu bar e voltando outras vezes”.

FLORERÍA ATLÁNTICO

Endereço: Rua Arroyo, 872, Buenos Aires, Argentina.
Horário de funcionamento da loja: de segunda à sexta-feira, das 10 horas até o encerramento do bar. Sábados, a partir das 11h.
Horário de funcionamento do bar: de segunda à quarta, das 19 às 2 horas; quintas-feiras das 19 às 2h30; sextas, das 19 às 4 horas; sábados, das 20 às 4 horas; domingos, das 20 às 2 horas; nos feriados o bar abre a partir das 20 horas.
Telefone: (+5411) 4313-6093
Informações: http://floreriaatlantico.com.ar/

Você vai gostar de ler!

Aprenda a preparar um drink que muda de cor: BUTTERFLY GIN TONIC

⍟ Em mais uma playlist da Série sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais na coquetelaria, você conhecerá a flor do Feijão Borboleta, que dá ...

Drink el presidente feito com havana club

El Presidente: uma breve história do Manhattan à cubana

⍟ Criado em homenagem a um presidente e aperfeiçoado por outro, este cocktail é quase uma resposta cubana à hegemonia dos drinks à base de whiskey do ...

Série: Drinks com Chivas Regal Scotch Whisky

⍟ Já faz um tempo que caiu por terra o mito de que o Scotch deve ser bebido puro. Aprenda quatro receitas consagradas de cocktails com whisky para fazer o ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante