Em que ano você nasceu?





Good Drinks: por dentro da construção de sabores dos drinks sem álcool

Coquetel&
capa matéria good things

⍟ Em busca de um olhar sofisticado para os drinks sem álcool, a escritora Julia Bainbridge viajou os Estados Unidos em busca dos melhores mocktails

Talvez o seu cliente não esteja bebendo só por essa noite, ou talvez não o faça por questões de saúde ou crenças pessoais. Porém, isso não pode ser um obstáculo para que ele compartilhe bons momentos com amigos em um encontro no seu bar. O bar é, cada vez mais, um lugar de todos, e isso está refletido na crescente procura por ‘mocktails‘ – ou cocktails sem álcool. Foi identificando essa tendência mundo afora que a escritora apaixonada por gastronomia e hospitalidade, Julia Bainbridge, escreveu o livro ‘Good Drinks: Receitas sem álcool para quando você não está bebendo por qualquer motivo‘, em tradução literal.

Para conhecer os mais diversos approaches no mundo dos cocktails sem álcool, ela passou todo o verão de 2019 dirigindo pelos Estados Unidos em busca de bares com boas experiências nesta área. Na cidade de Denver, capital do Colorado, por exemplo, os bartenders do Death & Co mostraram como o soro de kefir dá mais corpo às bebidas não alcoólicas, algo muito comum entre os mocktails.

Em Seattle, o barman Jermaine Whitehead deu sua receita do Rockefeller servido no balcão do Deep Dive, fazendo a escritora perceber que, para reproduzi-lo, precisaria abrir seu armário de temperos e passar um tempo em frente ao fogão – o que valeu a pena, segundo ela.

Muitos quilômetros depois, em Los Angeles, ficou surpresa com os sabores de um drink preparado pela premiada bartender Gabriella Mlynarczyk, que levava apenas suco de melancia com hortelã, água de rosas e vinagre de ameixa em conserva. O resultado foi uma mistura de sensações: notas doces, ácidas e salinas que provocam uma deliciosa salivação.

PREPAROS ARTESANAIS

Como todo bom livro de coquetelaria, antes de saltar para as receitas e as questões mais técnicas, a autora faz uma introdução sobre as principais ferramentas e ingredientes necessários para produzir os drinks não alcoólicos. Ela também faz breves comentários sobre copos e a importância dos mais variados tipos de gelo para o resultado das bebidas.

Julia dedica um capítulo inteiro da obra chamando a atenção para o papel dos preparos artesanais nos mocktails. Os xaropes, por exemplo, desempenham um papel fundamental na complexidade de sabores e consistência das bebidas finais.

página do livro good drinks
Receita sem álcool usando xarope de coco como um dos principais ingredientes (Foto: Reprodução/Amazon)

Shrubs, geleias, cordiais, tinturas e muitos outros tipos de insumos artesanais também desempenham funções importantes e são descritos pela autora. Afinal, eles dão um toque de autenticidade e frescor aos mocktails – ou seja, não é porque uma bebida não leva álcool que ela merece menos atenção e dedicação no bar.

PARA TODAS AS OCASIÕES

Se existem cocktails alcoólicos aperitivos, digestivos, perfeitos para a noite ou um dia de verão, com certeza também existem mocktails para isso. As receitas reunidas por Julia Bainbridge durante sua viagem pelos Estados Unidos estão catalogadas em ocasiões e também por níveis de dificuldade na execução.

Cada drink é acompanhado de uma foto, descrição da história por trás da bebida e da receita completa, explorando os preparos necessários. O nome do bartender responsável por sua criação também consta no livro, bem como o nome do bar onde trabalha.

receitas do livro good drinks
Mocktails não precisam ser unicamente cítricos, ou com forte apelo doce. (Foto: Reprodução/Amazon)

SOBRE A AUTORA

Julia Bainbridge é jornalista e escritora norte-americana com uma expressiva carreira na área gastronômica e de hospitalidade. Ela já escreveu para revistas e sites como Condé Nast Traveller, Bon Appétit, Yahoo! Food e Atlanta. Algumas de suas produções, entrevistas e artigos já foram indicados ao prêmio James Beard, que aponta os melhores profissionais de culinária nos Estados Unidos. Os prêmios reconhecem chefs, donos de restaurantes, autores e jornalistas, todos os anos.

Depois de construir uma carreira em torno de porque e como as pessoas se reúnem para comer e beber, Bainbridge se concentrou no motivo de as pessoas não se reunirem para essas coisas, lançando o podcast ‘The Lonely Hour‘, que explora a desconexão social e outras formas de solidão. O programa foi apresentado na O, The Oprah Magazine, Psychology Today, Women’s Health, Bloomberg, The Washington Post, The Financial Times, BBC e em diversas outras plataformas.

O livro Good Drinks foi nomeado como uma das publicações de gastronomia do ano de 2020 pelos veículos Bon Appétit, Los Angeles Times, Wired!, Esquire e Garden & Gun. Para o renomado bartender Ryan Chetiyawardana, ou Mr. Lyan, a autora conseguiu retirar o rótulo cansativo do termo ‘mocktails‘: “ela nos mostra como o mundo do consumo de bebidas não alcoólicas pode ser emocionante. O livro oferece uma visão prática para um novo conjunto de ferramentas, regras e aplicações, garantindo que essas bebidas tenham tanta consistência – e tanto brilho – quanto as alcoólicas”.

capa do livro good drinksGood Drinks: Alcohol-Free Recipes for When You’re Not Drinking for Whatever Reason

Origem: Estados Unidos
Editora: Ten Speed Press
Edição: 1ª Edição
Assunto: Gastronomia
Idioma: Inglês
Ano: 2020
ISBN-10: 1984856340
Encadernação: Capa dura
Largura: 17,22 cm
Altura:  23,88 cm
Peso: 658 g
Nº de Páginas: 176
Onde comprar: Amazon

Se você quer se aprofundar nas técnicas de construção de sabores para drinks não alcoólicos, como os vistos no Good Drinks, este livro também pode ajudar:

The Flavor Bible: onde a gastronomia e coquetelaria se encontram

Você vai gostar de ler!

botânicos e taça de gim

Botânicos: os segredos e a essência da produção do gin

⍟ Ervas, frutas e especiarias são capazes de transformar um álcool neutro em uma bebida rica em sabores e complexidades. Descubra as origens do uso de ...

capa the pdt cocktail book

The PDT Cocktail Book: dicas de coquetelaria do speakeasy moderno

⍟ Jim Meehan abre o cadeado para os principais segredos, técnicas e receitas servidas em seu speakeasy no livro The PDT Cocktail Book Para entrar em um dos ...

diferenças entre rum e cachaça

Diferenças entre rum e cachaça: quatro pontos essenciais

⍟ Por terem origens e matéria-prima semelhantes, é comum encontrar quem não saiba elencar as diferenças entre rum e cachaça. Conheça as principais ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante