⍟ Engenheiro químico por formação, abraçou a indústria do rum cubano por mais de 40 anos, deixando sua marca na inovação de processos e na criação de rótulos como o tradicional Havana Club 7 Años
Publicado em 11 de setembro de 2020, às 13 horas.
A indústria do rum cubano amanheceu mais triste nesta sexta-feira. José Pablo Navarro, um dos primeiros maestros de rum cubano, faleceu ontem (10), na cidade de Santiago de Cuba. Aos 78 anos de idade, o maestro era reconhecido por sua paixão pela produção da bebida, pela coquetelaria local e pela criação de novas expressões do destilado nacional. Sua partida foi lamentada por membros da indústria e também toda a família de Havana Club.
Nascido em abril de 1942 na cidade de Palma Soriano, em Cuba, foi o quinto filho de uma família composta por seis irmãos. Aos sete anos de idade mudou-se para Santiago de Cuba, onde, anos depois, ingressaria na Universidade do Oriente. Formou-se em Engenharia Química em 1964 e enxergou na carreira acadêmica uma possibilidade para sua profissão.
Trabalhou como professor da Escola de Engenharia Química até 1970, com intensa atividade de ensino e especialização em Físico-Química, Termodinâmica Técnica, Termodinâmica para Engenheiros Químicos e Balanço de Massa e Energia Aplicada. Em 1968, publicou materiais didáticos de grande relevância acadêmica.
AMOR PELO MUNDO DO RUM
Em 1971, deixou a docência para se dedicar à indústria do rum, onde descobriu o vasto campo de aplicação dos estudos que durante anos constituíram a sua especialização na universidade. Desde então, trabalhava na fabricação do destilado cubano.
Nestas últimas décadas, contribuiu com sua expertise técnica para melhoramentos de processos industriais, como o controle de envelhecimento do rum, exigências de produção do álcool puro e desenvolvimento de pesquisas na área.
Uma de suas principais contribuições para a história do rum foi a criação do Havana Club 7 Años, um dos rótulos mais famosos da marca ao redor do mundo. Navarro, no entanto, sempre foi muito modesto, preferindo atribuir a possibilidade dessa criação ao trabalho realizado pelos profissionais que o antecederam na indústria. De acordo com o maestro, só foi possível criar o Havana 7 por causa da contribuição deles todos.
Em uma entrevista ao site de Havana Club, ele disse que ser maestro ronero era uma de suas principais virtudes.