alquimia gin cocktail do frank bar

Segredos da alquimia inspiram nova carta de drinks do Frank Bar

⍟ União e transmutação dos quatro elementos da natureza regem o menu de cocktails do Frank Bar, na capital paulista. Conheça as novidades da carta e suas inspirações

Publicado em 17 de setembro de 2019, às 13 horas.

Para os alquimistas, terra, água, fogo e ar, quando combinados da forma correta, formam todas as coisas materiais. Muitos sábios dedicaram a vida buscando a mistura que daria origem ao quinto elemento. No Frank Bar, comandado por Spencer Amereno, o estudo incansável destes elementos resultou no Volume V – quinta versão da carta do bar de alta coquetelaria lançada na segunda-feira (16), em São Paulo.

Seja pela água dos cubos de gelo cristalino, o fogo que atua na destilação das bebidas que dão origem aos drinks da casa, a terra que nutre os insumos naturais ou o ar que carrega o jazz que embala suas noites, a alquimia do bar tem funcionado com fluidez. Prova disso é o reconhecimento dentro e fora do país com prêmios como a presença na lista dos cem melhores bares do mundo, organizada pelo The World’s 50 Best Bars  em 2017 e 2018.

O Volume V é composto por 17 cocktails, divididos em quatro seções, com nove criações autorais e oito releituras. Em comum, todos os eles carregam influências da alta gastronomia, aprofundando o trabalho que já vinha sendo apresentado nas cartas passadas. “Era algo que já estava presente na montagem dos drinks, mas que agora estamos incorporando ao paladar. Também estamos trabalhando mais com a sazonalidade dos insumos, buscando tirar maior proveito deles, além de procurar conhecer sua procedência”, afirma Amereno.

PRÉ-JERRY THOMAS

A primeira categoria da nova carta, chamada ‘Pré-Jerry Thomas Trailblazers‘, faz reverência aos barmen que antecederam o mestre Jerry Thomas, considerado o pai da coquetelaria. Inspirado pelos pioneiros da arte de fazer cocktails, Amereno criou oito releituras, algumas delas bastante livres, já que não há registros das receitas originais. “Parte dos drinks foi desenvolvida a partir de dicas, como, por exemplo, quais eram os spirits mais consumidos no período. Dizem que se algum desses bartenders tivesse escrito um livro, como Jerry Thomas fez, o rumo da coquetelaria teria sido diferente. Por isso, acho importante citá-los e fazer essa homenagem”, explica.

drink sherry cobbler frank bar
Sherry Cobbler (Foto: Lombardi’s Fotografia)

Entre os pioneiros estão Cato Alexander (1780-1858), homenageado com Gin Cocktail (Beefeater 24, Dry Curaçao, citrus vermouth syrup e Bitters) e Brandy Julep (Brandy, torta de banana da terra, hortelã do norte da Horta do Frank e hortelã pimenta); Willard aka ‘Napoleon of Barkeepers’ (1792-1876) é lembrado com Extra-Extra Fruit Brandy (Punch Brandy com Havana Club 7 Años, dry curaçao, fruta da época grelhada e oleo saccharum); Martha King (1802-1851), uma das primeiras barmaids, popularizou o Sherry Cobbler (Jerez Manzanilla Dry, caramelo salgado de cumaru e noz pecan, limão galego e tintura adstringente).

Já os drinks Hailstorm (Iced Sling com cachaça, brandy, baunilha e tintura adstringente) e Wormwood Floater (blend de rum, Ora-pro-Nóbis, vermouth dry, Chartreuse, óleos cítricos, losna e priprioca) saúdam Peter Bent Brigham (1807-1877); enquanto Joseph Santini (1818-1874) é revisitado com o famoso Brandy Crusta (brandy, ratafia clarificada de cupuaçu, licor de maraschino, limão siciliano e orange bitters). William Schmidt, contemporâneo de Jerry Thomas, também é homenageado com The Cosmopolitan Cooler (Jamaican Rum, Havana Club 7 Años, limão galego, casca de abacaxi, espumante e Chartreuse sorbet).

OUTRAS NOVIDADES DO VOLUME V

Outra seção de inéditos, a ‘Intact’ traz três criações que celebram situações marcantes e bons momentos, como: Cinema with Eric (Popcorn Bourbon Whiskey, mahaleb kola syrup, folha de limão kaffir e CO₂), A Father Called Honesty (Chivas XV, avelã e tintura adstringente) e The Brothers Cup (Havana Club 3 Años, Jasmim Gena Lillet, tangerina e imbiriba).

drink gin buck do frank bar
Gin Buck (Foto: Lombardi’s Fotografia)

Mergulhando na sazonalidade dos insumos, a seção ‘Periodic’ traz dois drinks que serão produzidos com frutas da estação: Gin Buck (Plymouth Gin, Frank’s House Fermented Soda e espuma de fruta da época) e Limey (Rum Havana Club 3 Años, coalhada de fruta da época, dry curaçao, limão galego e malva branca da Horta do Frank Bar).

“A história da alquimia se encontra com a dos apotecários, que eram os responsáveis por criar remédios e elixires antes da medicina ser acessível às pessoas. Nestes armazéns, cheios de ervas e álcool, surgiram muitas das bebidas que usamos hoje nos bares”, afirma Amereno, que vê muitas similaridades entre as profissões. “Ainda hoje, o trabalho do bartender carrega um pouco disso, como se fosse um certo tipo de farmacêutico ou químico”.

ALQUIMIA QUE RESISTE AO TEMPO

Para além das novidades que recheiam o novo cardápio do Frank Bar, o Volume V traz drinks que marcaram a história do bar e conquistaram o coração da clientela. Entre eles, temos: Improved Whiskey Cocktail, feito com whiskey, tintura de absinto, estragão mexicano, folha de pitanga, charuto e Bitters e Dead Habit, preparado com Jameson Irish Whiskey, cachaça, licor de laranja com cognac, limão galelo, bitters e hortelã incolor.

O Ataraxia, com paladar cítrico, levemente frutado e doce, à base de whiskey norte-americano também retornou à carta, assim como o The Crusher.

Outro drink que não pode escapar da carta de um bom bar brasileiro, a Caipirinha desfrutará de uma seleção exclusiva, ganhando novos aromas e sabores conforme a época do ano. “Serviremos caipirinhas sazonais utilizando frutas, folhas, ervas e agentes de dulçor da época”, completa Amereno.

FRANK BAR

Endereço: lobby do Maksoud Plaza Hotel (Rua São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista, São Paulo/SP)
Horário de funcionamento: segundas, terças e quartas: 18h à 1h; quintas, sextas e sábados: 18h às 2h (com direito a jazz ao vivo a partir das 20h30); feriados: 18h à meia-noite; não abre aos domingos.
Informações: site oficial.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.