⍟ Destilados envelhecidos não devem ficar restritos aos cardápios de inverno. Nesta matéria, confira dicas e inspirações para vender cocktails saborosos e refrescantes à base de whisky
O mito de que os rótulos de whisky devem ser consumidos somente em doses ou on the rocks já caiu por terra. Em países tropicais como o nosso, a coquetelaria se beneficia das criações que exploram insumos artesanais, frutas regionais, gaseificação e a capacidade de inovar constantemente para que destilados de alto valor comercial, como é o caso do whisky, se mantenham sempre em relevância. Os meses de verão, que se confundem com a alta temporada do turismo no litoral, representam uma oportunidade para aumentar as vendas e surpreender os clientes utilizando a criatividade e o conhecimento técnico.
Muitas vezes, o punch alcoólico do whisky e suas notas de sabor fazem com que as pessoas o associem ao clima frio, pensando que seus sabores não combinam frutas mais tropicais. Porém, é preciso relembrar que a diversidade de sabores nos rótulos de whisky é enorme e, sabendo disso, buscar sabores que se associem às receitas e ingredientes mais tropicais, investir em receitas leves e gaseificadas.
Compreender como as características de sabor do whisky podem somar às receitas e apostar em bebidas premium e super premium, são insights que, mais uma vez, podem até aumentar o valor do drink na ficha técnica, mas agregam um valor inestimável ao cocktail, isso será revertido em um maior ticket de consumo.
EXPLORANDO AS NOTAS DE SABOR DO WHISKY
Na família Chivas Regal, por exemplo, existem rótulos com sabores marcantes, outros mais leves, outros mais quentes e adocicados. Dois deles merecem atenção pela versatilidade: Chivas 12 Anos e Chivas 13 Extra. O primeiro tem notas de sabor como mel, baunilha, avelã e finalização cremosa e alongada, o que permite combinações inusitadas com frutas como a banana, por exemplo.
O Chivas 13 Extra, por exemplo, é envelhecido em barris de jerez oloroso, o que confere além de sabores como gengibre, marzipã, ameixa e frutas cristalizadas, um toque vínico e até mesmo picante. Com isso, ele pode ser combinado com frutas vermelhas, cítricas, e outros vinhos que agreguem complexidade de sabor. Um exemplo disso é a Extra Sangria, releitura criada pela marca para ressaltar este perfil (confira a receita abaixo).
Ao escolher os insumos que podem ser combinados com as notas do whisky escolhido, leve em consideração os quatro tipos de harmonização: equilíbrio, semelhança, contraste e corte. Você pode relembrar os conceitos de pairing e harmonização nesta matéria.
NÃO APENAS TROPICAL, MAS REFRESCANTE
Quando falamos ‘refrescante’, não queremos dizer apenas que o drink seja servido gelado. As borbulas de refrigerantes, tônicas e sodas proporcionam a sensação de refrescância no paladar e, se adicionadas em um cocktail com bastante gelo, em copo alto, melhor ainda. Essas características soaram familiares? Sim, o highball é hoje, mais do que nunca, uma tendência em ascensão que é ideal para os cardápios de verão.
Nele, o punch alcoólico do whisky se perde entre as borbulhas, fazendo com que as notas de sabor e aroma falem mais alto. Por esse motivo, a escolha do mixer precisa ser inteligente, para que converse com as notas do destilado e as valorizem, sem apagá-las. Nos highballs, as guarnições também ajudam a compor a harmonia de sabores e aromas. Não esqueça, o elemento-chave do highball é a simplicidade.
Confira abaixo cinco receitas de cocktails com Whisky Chivas Regal para enriquecer o seu cardápio de verão:
ROSÉ HIGHBALL
INGREDIENTES
40ml de Whisky Chivas Extra
30ml de vinho rosé
2 dashes de Angostura Bitters
120ml de club soda
MODO DE PREPARO
Complete um copo alto com gelo, adicione os ingredientes e complete com a club soda. Em seguida, mexa suavemente com uma colher bailarina para misturar os ingredientes e guarneça com framboesas.
Extra Colada
INGREDIENTES
50ml de Whisky Chivas 13 Extra
30ml de suco de abacaxi
25ml de suco de limão
20ml de leite de coco
MODO DE PREPARO
Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e agite vigorosamente. Em seguida, faça uma coagem simples para um copo alto com gelo, guarneça com uma fatia de abacaxi.
Bananaball
INGREDIENTES
40ml de Whisky Chivas Regal 12 Anos
12,5ml de licor de banana
1 dash de Angostura Bitters
150ml de bebida gaseificada de erva mate
MODO DE PREPARO
Complete um copo alto com gelo e adicione todos os ingredientes. Em seguida, misture o drink suavemente com uma colher bailarina e guarneça com um zest de limão siciliano e um ramo de tomilho.
Extra Sangria
INGREDIENTES
30ml de Whisky Chivas 13 Extra
20ml de vinho tinto
20ml de suco de limão
20ml de xarope de açúcar (ou 2 colheres de café de açúcar)
60ml de club soda ou água com gás
Fatia de laranja
MODO DE PREPARO
Em um copo alto com gelo, adicione a dose de Chivas 13, vinho tinto, suco de limão e xarope de açúcar ou açúcar regular. Mexa com uma colher bailarina. Adicione mais algumas pedras de gelo e complete com club soda ou água com gás. Finalize com a fatia de laranja.
Extra Peach Crush
INGREDIENTES
40ml de Whisky Chivas 13 Extra
15ml de suco de limão siciliano
30ml de chá gelado sabor pêssego
10ml de simple syrup
MODO DE PREPARO
Adicione todos os ingredientes em um mixing glass com gelo e, usando uma colher bailarina, misture até resfriar a bebida. Faça uma coagem simples para um copo baixo com gelo e guarneça com uma folha de hortelã e uma meia-lua de limão siciliano.
2 commentsOn Drinks de verão preparados com Whisky Chivas Regal
Good luck!
Incrível
Dia dos Pais: cinco cocktails para preparar e encantar nesta data
Como criar uma boa carta de drinks para o seu bar
Boas práticas no bar – Parte II: Ingredientes, preparação e entrega