Em que ano você nasceu?






Kylpos: conheça a empreitada de Moizes Barros na Tríplice Fronteira

Brasil Adentro
kylpos bar drink

⍟ Há 30 anos trabalhando com coquetelaria, nos papéis de bartender e professor, Moizes Barros enxergou em Foz do Iguaçu a oportunidade de desenvolver sua própria proposta de bar, com menu que une o melhor entre os sabores gregos e nacionais

Publicado em 7 de março de 2019, às 11 horas.

A 15 minutos da Argentina e 30 do Paraguai. É justamente na região da Tríplice Fronteira, com grande movimentação de turistas e ampla rede hoteleira que se instalou, há menos de um mês, o Kylpos Cocktail & Bar. Comandado pelo bartender, consultor e professor com três décadas de experiência na área, Moizes Barros, a ideia do empreendimento é oferecer drinks e pratos que misturem a tradição grega com toques de brasilidade.

Em sua trajetória profissional, Barros nunca cultivou o sonho de ter um balcão próprio. Apaixonado por treinamentos e por passar seu conhecimento adiante em cursos pelo Brasil, tudo mudou quando enxergou uma oportunidade de negócio e trabalho no polo turístico paranaense. Em conjunto com um grupo de empresários de bares e restaurantes da região para quem já prestava serviço, amadureceu a ideia, fez pesquisas e reuniu alguns de seus alunos em torno da empreitada. Surgia, assim, o Kylpos.

Com experiência internacional atrás de barras gregas e italianas, o barman sugeriu o nome Kylpos (que também batiza sua escola de coquetelaria), com base em algumas das memórias mais especiais de sua jornada mundo afora. “Kylpos vem da palavra ‘kolpos‘, que significa golfo, baía”, explica. “Quando eu trabalhava na Grécia, era de frente para o mar, onde os pescadores passavam na hora de sair para trabalhar. Nesse sentido, a baía é segurança, pois quando voltam da pescaria e enxergam a terra se sentem perto de casa”.

E recorda: “Quando eu saía do bar no fim do expediente, muitos pescadores estavam indo ou voltando para o mar e eu ficava no pier vendo eles saírem em direção ao desconhecido”.

bartender moizes barros segurando drink no kylpos bar
(Foto: Kylpos/Divulgação)

“Quantas coisas tinham na grandeza e na profundidade daquele mar? Era nisso que eu pensava… nosso slogan é o ponto de partida para isso. Vamos explorar os sabores do mundo, não importa se é latino, mediterrâneo… partindo da Grécia em direção ao mundo”

                        Moizes Barros

ALTA DEMANDA DE COQUETELARIA

Ponto distante do eixo Rio-São Paulo de coquetelaria, o Paraná e também a região Centro-Oeste têm chamado atenção por sua alta demanda de coquetelaria. Impulsionada principalmente pelo turismo nacional e internacional, os bares têm se multiplicado e gerado grande receita na região.

“Foz do Iguaçu tem hoje a segunda maior rede hoteleira do país e atrai muitos turistas todos os dias”, explica. “Argentina e Paraguai são nações que crescem muito e têm público para diversos tipos de bares e restaurantes”.

Pensando nisso, o menu da casa não está preso somente às referências gregas. Também traz drinks clássicos e universais como Gin Tônica e Negroni, além de uma diversidade de cachaças para aqueles que desejam conhecer melhor os sabores brasileiros.

Trabalhar o potencial dos países vizinhos também faz parte da proposta do Kylpos. Exemplo disso é um cocktail servido na casa feito com cachaça brasileira, tererê do Paraguai e maçã argentina.

Os petiscos típicos gregos também estão no cardápio, assim como opções mediterrâneas com frutos do mar e outros pratos com toque de brasilidade.

MUITO ALÉM DE UM BAR

O Kylpos Cocktail & Bar, conforme Barros, funciona não só como bar de coquetelaria e restaurante. Durante o dia, ele também é um centro de formação profissional e empresa de consultoria para empresas do ramo da hospitalidade. A intenção é ultrapassar as fronteiras vizinhas e levar os serviços e aulas da Kylpos para os países mais próximos.

(Foto: Kylpos/Divulgação)

“Mesmo aqui no Brasil, muitas pessoas que trabalham no bar ainda não têm a formação adequada pois faltam escolas, então vamos oferecer cursos e consultorias para mudar tudo isso”, conta.

Com uma equipe de 25 profissionais do Kylpos, quatro bartenders dividem a barra com Moizes para atender os clientes do bar.

“Em um ano e meio tudo mudou para mim. As coisas se encaixaram no momento certo e eu pude encarar tudo isso como oportunidade”, finaliza, refletindo sobre sua trajetória.

KYLPOS BAR & COCKTAIL

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 606, Centro, Foz do Iguaçu (PR).
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 18 às 1h.
Reservas: (45) 99922-0290
Informações: contato@kylpos.com.br
Site: www.kylpos.com.br

Você vai gostar de ler!

Como fazer água tônica artesanal

⍟ Sabemos que é parte do trabalho de muitos bartenders produzir seus próprios sucos e xaropes de forma artesanal. O recurso vale também para a água ...

lírio amarelo

Lírio amarelo: de garnish a acompanhamento para cocktails

⍟ Na continuidade da nossa série sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), o chef Henrique Nunes e o mixologista Rafael Marichi apresentam ...

dilton sales falando sobre café na coquetelaria

Como utilizar café na coquetelaria

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Coqueteleira  –  Colher Bailarina  –  Mixing Glass  –  Hawthorne Strainer  –  Fine Strainer ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante