fatwash de óleo de coco com absolut extrakt

Saiba como fazer fat wash com óleo de coco

⍟ Há muitas opções para o fat wash além da gordura animal. Aprenda realizar a técnica utilizando óleo de coco para criar cocktails simples e saborosos

Se você é um bartender experiente, o fat wash já deve ser um velho conhecido do seu balcão. A técnica, que é usada para extrair propriedades de sabor e aroma de insumos gordurosos, é secular, porém se tornou uma tendência em ascensão na coquetelaria há pouco mais de 15 anos.

A técnica consiste na maceração de gorduras vegetais ou animais em um destilado qualquer, com a finalidade de incorporar elementos como aroma, sabor e textura da gordura na produção de um cocktail. Podem ser utilizados os mais diversos tipos de gorduras na produção do fat wash, como, por exemplo: azeite, manteiga, queijo, tahine, manteiga de amendoim, banha, gordura de bacon e de outras carnes.

A partir da mistura e maceração dos ingredientes, a gordura é separada do destilado pelo processo de floculação e se aglutina na porção superior do líquido, solidificando em resposta à baixa temperatura. Em outras palavras, a floculação é a reação responsável por fazer com que as partículas de gordura expandam e migrem para a superfície do recipiente, para que depois sejam descartadas. O líquido restante desta reação é o produto do fat wash,  ou em muitos casos, o drink pronto para servir aos clientes.

Partindo do pressuposto que as gorduras animais são mais utilizadas do que as gorduras vegetais no fat wash, seja pelo seu sabor marcante ou pela harmonização com drinks famosos como o Bloody Mary, por exemplo, o mixologista Fábio Magueta preparou uma videoaula para ensinar um cocktail saboroso feito do fat wash de três ingredientes: óleo de coco, Absolut Extrakt e Ballantine’s Bourbon Finish.

APROVEITAMENTO E UTILIZAÇÃO

Dependendo do tipo de gordura utilizada na produção do fat wash, é possível aproveitá-lo com segurança por mais ou menos tempo. No caso das gorduras de origem animal, por exemplo, o tempo útil do insumo é diminuído. Porém, no caso de gorduras vegetais, como o óleo de coco, é possível armazená-lo na geladeira e adicioná-lo nas receitas por até 15 dias.

Seguindo a tendência de sustentabilidade e aproveitamento total dos insumos feitos no bar, também existe a opção de aproveitar a gordura solidificada. Como também leva resíduos de sabor, aroma e textura provenientes da maceração dos ingredientes, pode ser utilizada na produção de biscoitos, frituras ou cozimentos em geral pela equipe do bar.

Aprenda agora a preparar um drink especial utilizando o fat wash com óleo de coco, seguindo os passos do mixologista Fábio Magueta:

Agora que você já sabe como fazer fat wash com óleo de coco, conheça alguns cuidados importantes na hora de usar a técnica:

Cuidados importantes com a higiene na preparação do fat wash

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.