Em que ano você nasceu?






Frank Bar se inspira em minimalismo japonês em nova carta de cocktails

Notícias
Frank Bar - Bloodhound drink - Foto Leo Feltran - Agosto 2018

⍟ Em nome da reinvenção, Spencer Amereno buscou referências para novo menu nos detalhes e sutilezas da tradicional coquetelaria oriental

Publicado em 28 de agosto de 2018, às 9 horas.

Quem acompanha de perto as notícias da coquetelaria brasileira bem sabe que 2017 foi o ano do Frank Bar, casa localizada no piso térreo do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Spencer Amereno conquistou, apenas no ano passado, os prêmios de Melhor Bar de Coquetelaria e Melhor Bartender de São Paulo pela Revista Veja Comer e Beber, além de um lugar entre os cem melhores bares do mundoranking divulgado anualmente pela The World’s 50 Best Bars. Depois de um ano coroado por conquistas, como se reinventar? A resposta está na nova carta da casa, lançada oficialmente no último dia 15.

Para superar este desafio, o head bartender voltou suas atenções para o oriente, a terra do hard shake, das guarnições sutis, da coquetelaria molecular, dos movimentos controlados, da paixão por whisky e do minimalismo em sua maior essência. É ele que dita o tom do novo cardápio, com sete lançamentos exclusivos.

“A coquetelaria carrega muitas similaridades com as ciências químicas, e isso é ainda mais perceptível quando falamos dos mestres japoneses. Para eles, um bom drink exige não só o conhecimento profundo dos ingredientes utilizados, mas um fino equilíbrio dos sabores e a aplicação de uma técnica refinada”, explica Amereno. “Os japoneses valorizam todo o processo, desde o corte do gelo límpido, até a escolha dos elementos da apresentação”.

Carta drinks Frank Bar - Spencer Amereno - Fotos Leo Feltran - Agosto 2018
Orgeat punch: releitura inspirada no clássico publicado no Bon-Vivant´s Companion (Fotos: Leo Feltran)

Outro ponto que caracteriza a coquetelaria japonesa é a precisão: cada movimento executado atrás da barra tem uma razão. Na nova carta, essa concisão se revela em todos os detalhes. O Volume IV chega mais enxuto, trazendo 15 cocktails, sendo sete exclusivos. O cardápio faz alusão a um magazine japonês, justamente para que os apreciadores entrem ainda mais no clima dessa concepção.

Com base no princípio da filosofia Ichigo Ichie, Spencer Amereno e sua equipe querem trazer para o Frank Bar, a hospitalidade japonesa e o foco no cliente. “Os bartenders japoneses tem uma atenção aos detalhes que está próxima da obsessão. Nós trouxemos esse cuidado extremo com a preparação e combinamos com nossa aptidão natural, que é inovar na apresentação do que é antigo e do que é novo, saindo do lugar-comum”, afirma.

CRIAÇÕES, RELEITURAS E VELHOS CONHECIDOS

Todo o cardápio da casa foi desenvolvido após uma série de estudos e testes até que agradassem o maior crítico de todos: o próprio Spencer Amereno. Além das criações exclusivas para o novo menu, há releituras de clássicos e o retorno de cocktails de menus antigos da casa.  O destaque das novas receitas vai para as guarnições inusitadas, que vão desde sponge cakes até vidro comestível e cone doce de bagaços.

Já as releituras trazem um charme a mais para a carta. Há, por exemplo, o Orgeat Punch, inspirado na obra Bon-Vivant´s Companion, de Jerry Thomas, que é servido em uma xícara. Completam a lista de inspirações o Algonquin Cocktail, lançado em 1930 pelo hotel novaiorquino de mesmo nome, feito à base de bourbon whiskey.

O Bloodhound, à base de Beefeater London Dry Gin tem autoria disputada, mas ao qual o bar dá os créditos para William Bothby e seu livro World Drinks de 1907; Hannibal Hamlin, resgatado da publicação The Flowing Bowl: How and What to Drink de William Schmidt, conhecido como o primeiro chef de bar a inventar os próprios drinks; e o Golden Heat, extraído do International Guide To Drinks by United Kingdom Bartenders’ Guide.

Outros cocktails já conhecidos do público retornam ao cardápio deste ano: Mamie Taylor, Hawaiian Room, Improved Whiskey Cocktail, Maverick Negroni e Ataraxia. O menu também conta com opções de comidas para todos os paladares: hambúrgeres, sanduíches, hot dogs, porções, sopas, tábuas de frios, especiais gourmet e sobremesas deliciosas.

Veja as principais novidades do menu:

Carta drinks Frank Bar - Spencer Amereno - Fotos Leo Feltran - Agosto 2018

Carta drinks Frank Bar - Spencer Amereno - Fotos Leo Feltran - Agosto 2018

Carta drinks Frank Bar - Spencer Amereno - Fotos Leo Feltran - Agosto 2018FRANK BAR

Endereço:  Maksoud Plaza Hotel (Rua São Carlos do Pinhal, 424, piso térreo, Bela Vista, São Paulo)
Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 18 às 01h e quinta-feira à sábado, das 18 às 02h.
Telefone: (11) 3145-8000
Site: 
www.maksoud.com.br/frank-bar.html

Você vai gostar de ler!

Série Boardwalk Empire

Boardwalk Empire: contrabando e violência durante a Lei Seca americana

⍟ No submundo da política e da influência de Atlantic City, um único homem é capaz de colocar a cidade de joelhos e enriquecer através dos mecanismos ...

colher bailarina dentro do mixing glass

Você deve provar todo drink antes de servir?

⍟ Este assunto pode parecer unânime no mundo do bar, uma vez que faz parte das primeiras aulas de qualquer curso de coquetelaria. Mas vale repensar o ...

Princípios básicos da harmonização de pairings

⍟ Tendência crescente da coquetelaria, o pairing pode fazer sua criação ficar ainda mais interessante ou arruinar o trabalho. Fique atento aos tipos e ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante