Prêmio Prazeres da Mesa 2018 homenageia os destaques da coquetelaria brasileira

⍟ Cerimônia aconteceu na segunda-feira (18) em São Paulo. Os profissionais de bar foram homenageados nas categorias ‘bartender do ano’, ‘melhor bar’ e ‘melhores cartas de bebidas’. Veja a lista e os destaques da premiação

Publicado em 19 de junho de 2018, às 10 horas.

Premiação importante no cenário de bares e restaurantes brasileiros, a cerimônia dos Melhores do Ano – Prazeres da Mesa, aconteceu ontem (18), no Memorial da América Latina, em São Paulo. A revista gastronômica completou 15 anos homenageando os principais chefs, personalidades da gastronomia e coquetelaria, além de estabelecimentos de destaque nos mais diversos segmentos.

jessica sanchez prazeres da mesa @drangel divulgação
Jessica Sanchez, bartender do Vizinho Gastrobar (Fotos: Ricardo Dangelo/Revista Prazeres da Mesa)

Na categoria de Bartender do Ano, venceu Jessica Sanchez, mixologista e proprietária do Vizinho Gastrobar, no Rio de Janeiro. Apaixonada pela coquetelaria, ela precisou mudar seus hábitos familiares para trabalhar como sommelier em um restaurante e começar a experimentar os primeiros cocktails. Sua trajetória de sucesso passou por bares da capital paulista, em que teve como principal inspiração a mixologista Talita Simões, e também por casas cariocas como o Meza Bar e o Copacabana Palace. Hoje, comanda o premiado balcão do Vizinho, que tem uma proposta mais casual e refrescante.

Para ela, o reconhecimento de seu trabalho e o do Vizinho Gastrobar como um todo traz muita visibilidade para o estado. “Isso é muito importante para mostrarmos que há muitas coisas boas sendo feitas fora de São Paulo também. Claro, São Paulo tem a coquetelaria mais desenvolvida e lidera o consumo mas, no Rio, nosso trabalho é de ‘formiguinha'”, explicou. “O prêmio ajuda as pessoas a olharem para o Rio de Janeiro como mais um espaço para tomar bons drinks“.

Concorriam na mesma categoria os barmen Fabio La Pietra (SubAstor – SP), Jean Ponce (Guarita Bar – SP), Márcio Silva (Guilhotina Bar – SP) e Spencer Amereno (Frank Bar – SP).

MELHOR BAR DO BRASIL

verissimo bar ricardo dangelo revista prazeres da mesa
Equipe do Veríssimo Bar ganhou não só o prêmio de melhor bar do Brasil como também o de melhor feijoada (Fotos: Ricardo Dangelo/Revista Prazeres da Mesa)

Já na categoria com a difícil tarefa de premiar a melhor barra do país, o vencedor foi o Veríssimo Bar, no bairro do Brooklin, em São Paulo.

A casa é uma homenagem ao escritor e humorista brasileiro Luis Fernando Veríssimo. Comandado pelo mixologista Marcelo Serrano, as receitas servidas no balcão contemplam os sabores de uma gastronomia diversificada, que vai da culinária espanhola às porções de boteco brasileiras, passando, claro, pela feijoada da Dona Inah – também premiada na cerimônia.

Recentemente, o bar criou um menu de cocktails especialmente para a Copa do Mundo. São dois drinks com sabores brasileiros: Moscow Flag Ship (cachaça com mel, limão, bitters, açúcar e espuma de gengibre) e o Vuvuzela (gin, tônica, suco de tangerina e mix cítrico).

Concorriam na mesma categoria os seguintes bares paulistanos: Bar da Dona Onça, SubAstor, Guilhotina, Guarita e Frank Bar.

MELHORES CARTAS DE BEBIDAS DO BRASIL

Pelo terceiro ano, uma das categorias do prêmio homenageou as melhores cartas de cocktails do país. Na edição do ano passado, 25 menus foram reconhecidos pelo júri, alguns deles, inclusive, de bares consagrados na lista dos cem melhores bares do mundo. Desta vez, a revista premiou 34 casas pelo seu trabalho de criação, sortimento de spirits, harmonização com os pratos da casa, produção artesanal de insumos como bitters, vermutes, xaropes; além de, claro, pela criatividade.

Entre elas, há balcões já consagrados pelo público, como o do Isola Bar, Bar Astor, Meza, Veríssimo e Biri Nait. Por outro lado, há bares com menos de um ano de atividade, como o Axado Bar, em Pinheiros, e o Balaio IMS, na Avenida Paulista. E também não poderiam ficar de fora algumas casas que têm despontado no cenário da coquetelaria nacional, como é o caso do Guilhotina Bar, Guarita, Espaço 13 e Nosso.

Confira a lista dos 34 bares cujas cartas de drinks foram destacadas no prêmio da Revista Pazeres da Mesa:

Adega Santiago – São Paulo (SP)
Axado Bar – Rodolfo Bob – São Paulo (SP)
Bácaro Bar & Cucina – Lillo Criscimanna – São Paulo (SP)
Balaio IMS – Rafael Welbert – São Paulo (SP)
Balcão 304 – Daniel Luchini – São Paulo (SP)
Bar Astor – Fabio La Pietra – São Paulo (SP)
Benzina – Gabriel Santana – São Paulo (SP)
Biri Nait – Talita Simões – São Paulo (SP)
Cantaloup – Denis de Oliveira – São Paulo (SP)
Casa Europa – André de Abreu Caveagna – São Paulo (SP)
Espaço 13 – Stephanie Marinkovic – São Paulo (SP)
Fel – Michelly Rossi – São Paulo (SP)
Fogo de Chão – São Paulo (SP)
Guarita – Jean Ponce – São Paulo (SP)
Guilhotina – Márcio Silva – São Paulo (SP)
Isola Bar – Jailson Viana – São Paulo (SP)
Mori Ohta Sushi – Paulo Ravelli – São Paulo (SP)
Raiz Bar – Laércio Zulu – São Paulo (SP)
Rota do Acarajé – Diego Von Lopes Lima – São Paulo (SP)
SubAstor – Fabio La Pietra – São Paulo (SP)
Taberna 474 – Fabio de Araújo Costa – São Paulo (SP)
Terço – Carol Gutierres – São Paulo (SP)
TonTon Restaurante – São Paulo (SP)
Veríssimo Bar – Marcelo Serrano – São Paulo (SP)
Cachaçaria Macaúva – Analândia (SP)
Lado B – Cerveja, Comida & Afins – Campinas (SP)
Remanso do Bosque – Kennedy Nascimento – Belém (PA)
Restaurante Universal – Fabio La Pietra – Brasília (DF)
Bazzar – Rio de Janeiro (RJ)
Cantô Gastro & Lounge – Vitor Souza – Rio de Janeiro (RJ)
HØC Bar – Laura Paravato – Rio de Janeiro (RJ)
Meza – Rio de Janeiro (RJ)
Nosso – Tai Barbin – Rio de Janeiro (RJ)
Vizinho Gastrobar – Jessica Sanchez – Rio de Janeiro (RJ)

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.