Em que ano você nasceu?





Star Trek Cocktails: uma aventura etílica por galáxias desconhecidas

Coquetel&
capa do livro star trek cocktails

⍟ Embarque em uma viagem intergaláctica para conhecer e provar alguns dos mais drinks mais famosos entre os personagens de Star Trek

Você já teve curiosidade de experimentar um Romulan Ale? Ou talvez um Earl Grey Martini? E que tal um Fuzzy Tribble? Se você é fã das aventuras futuristas de Star Trek, é muito provável que sim. Para prová-los, é preciso embarcar em uma viagem até galáxias distantes no livro Star Trek Cocktails: A Stellar Compendium, idealizado pelo cartunista britânico Glenn Dakin.

Publicada recentemente, a obra tem o objetivo de reunir as principais criações etílicas da ficção, aproximando o mundo geek da coquetelaria e criando elo entre os fãs das duas áreas.

A fim de facilitar a classificação dos drinks intergalácticos e ajudar na hora da escolha, eles são classificados em temas: First Contact (aperitivos), Shore Leave (cocktails para relaxar), Journey to Babel (drinks para entretenimento) e Risan Sunset (digestivos).

Todos drinks retratados no livro foram criados pelos mixologistas Simon Pellet e Adrian Calderbank. Cada um dos cocktails é acompanhado por ilustrações de Adrian Salmon, fotos de David Burton e Jess Esposito, além de, claro, citações da série para satisfazer sua legião de fãs.

ilustração star trek
Ilustração de Adrian Salmon.

DRINKS A BORDO DA USS ENTERPRISE

“Algumas vezes um homem vai contar a seu bartender coisas que ele nunca dirá a seu médico”. A frase, dita por Dr. Boyce ao Capitão Pike no episódio piloto de Star Trek, diz muito sobre a relação do seriado com as bebidas alcoólicas. Primeiramente, porque elas estão presentes em momentos de relaxamento após longos períodos de trabalho e estresse a bordo das naves, e algumas vezes são usadas para compartilhar momentos entre os personagens.

E, em segundo lugar, embora os copos sejam meros coadjuvantes, eles estão bem ajustados ao contexto em que o show foi gravado, em meados da década de 60. Neste período, como provam outras séries ambientadas na época, como Mad Men, tomar um copo de bebida fazia parte da vida cotidiana e das confraternizações. Os Martinis, Manhattans e Old Fashioneds, por exemplo, estavam por todos os lugares, da mesma forma que os copos de whisky.

As receitas são uma viagem entre o autoral e o clássico. O The Samarian Sunset, por exemplo, é um twist da popular Tequila Sunrise feito com tequila, suco de laranja, suco de limão, licor de melão e grenadine. Já o Live Long and Prosper é parecido com uma Paloma, leva tequila, suco de grapefruit e xarope de framboesa.

Seguindo a linha das bebidas mais clássicas, o livro também traz excelentes receitas. Entre elas, o Sisko’s Sazerac, com rye whiskey, cognac, absinto e Peychaud’s bitters.

drinks do livro star trek cocktails
As fotografias de David Burton e Jess Esposito ambientam os cocktails no universo de Star Trek (Fotos: Reprodução).

SOBRE O AUTOR

glenn dakin autor do livro star trek cocktails
Cartunista britânico Glenn Dakin

Glenn Dakin tem 60 anos e é um cartunista renomado na cena britânica dos quadrinhos, com trabalhos publicados pela Marvel Comics, Aardman Animation, entre outras. Uma de suas obras mais conhecidas é a trilogia Candle Man, que mistura uma rica aventura cyberpunk e elementos fantásticos.

Como cartunista, publicou Temptation e também a série de tirinhas autobiográficas Abe: Wrong For All The Right Reasons, além de ter contribuído com produções para diversas revistas inglesas, como a Deadline e a Escape.

Atualmente, além da criação do Star Trek Cocktails: A Stellar Compendium, Glenn Dakin também trabalha como autor de programas infantis para a a BBC. Apaixonado pelo universo geek e boas criações etílicas, o livro é um reflexo da sua criatividade.

capa do livro Star Trek CocktailsStar Trek Cocktails: A Stellar Compendium

Origem: Estados Unidos
Editora: Hero Collector
Edição: 1ª Edição
Assunto: Coquetelaria
Idioma: Inglês
Ano: 2020
ISBN-10: 1858759684
Encadernação: Capa dura
Largura: 13,6 cm
Altura:  21,6 cm
Espessura: 1,35 cm
Peso:
510 g
Nº de Páginas: 152
Onde comprar: Amazon

 

 

Filmes e bons drinks são uma ótima combinação. Se você gostou do Star Trek Cocktails, pode se interessar por este outro livro:

Shaken: um livro para entrar no universo da espionagem e beber como James Bond

Você vai gostar de ler!

Time do Connaught Bar

Saiba qual é o melhor do mundo em 2020 e a lista completa do The World’s 50 Best Bars

⍟ Com um trabalho sólido de alta coquetelaria em Londres, Connaught Bar estreia no topo da lista mundial. Confira a lista completa deste ano e seus ...

Episódio 4 – Harmonização de drinks e alimentos

⍟ Os participantes do reality Bar Aberto foram desafiados a criar cocktails que harmonizam com petiscos. Saiba tudo o que é preciso para acertar na hora de ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante