gravação do bar aberto no estúdio

Bar Aberto: o reality show do bartender brasileiro

⍟ Na comemoração dos 15 anos do Clube, relembramos o Bar Aberto, primeiro programa do Brasil a envolver a comunidade de bartenders e enaltecer a profissão em nível nacional

Publicado em 20 de dezembro de 2021, às 8 horas.

O primeiro reality show sobre coquetelaria da TV aberta brasileira mobilizou os amantes dos drinks e profissionais de bar em 2020. Conduzido pelo bartender Márcio Silva e pela apresentadora Marina Person, o programa foi exibido entre 13 de outubro e 3 de dezembro de 2020 em oito episódios, elegendo o melhor bartender amador do Brasil. Em nosso portal, criamos um hotsite recheado de conteúdo educacional e receitas sobre cada um dos episódios do programa.

VANGUARDA

O apresentador e bartender Márcio Silva resumiu a proposta do programa Bar Aberto: “Cada episódio tem embates, duelos e uma dinâmica diferente, que mexe com o sentimento de todos em casa e no estúdio”.

Mais do que um programa de entretenimento, a iniciativa vanguardista promovida pela Pernod Ricard Brasil deu ainda mais visibilidade à categoria. No júri estavam alguns dos mais conceituados bartenders brasileiros da atualidade, como Fabio La Pietra, Stephanie Marinkovic, Laércio Zulu, Adriana Pino, Chula, Gustavo Rômulo, Jairo Gama, Alex Mesquita e Alice Guedes.

PANDEMIA

O reality aconteceu durante a pandemia do coronavírus e, por isso, a equipe de produção foi reduzida e os participantes ficaram isolados no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, onde ocorreram as filmagens. De acordo com Marina Person, tudo foi mudado e adaptado para que o programa pudesse acontecer. “O jeito foi contratar uma empresa especializada, que trouxe soluções mais seguras”, conta a apresentadora. Ela ressalta que todos os participantes das gravações foram testados com frequência e permaneceram confinados no mesmo hotel a partir da semana que antecedeu as gravações, para garantir que ninguém se expusesse ao vírus.

participantes do bar aberto
Provas envolveram habilidades técnicas, inspirações, apresentação e combinação de sabores.

DIVERSIDADE

Outra preocupação da produção foi buscar um elenco diversificado. “Conseguimos contemplar 50% de mulheres, 40% de negros e tivemos duas pessoas trans. Não me lembro de ter visto algo parecido em realities”, ressalta Marina Person. A seleção buscou diversos perfis de participantes, não apenas levando em conta sua paixão pelos drinks, mas também a ideia de que o programa representasse bem a pluralidade do Brasil.

O vencedor da primeira temporada foi o produtor de conteúdo digital Leandro Santos, conhecido na web pelo perfil Mussum Alive.

“O Bar Aberto fez com que as pessoas percebessem que quem está atrás do balcão tem sentimentos e pode ser tão culto quanto quem está do lado oposto”.

Márcio Silva, bartender e apresentador do Bar Aberto

 

CURADORIA DE CONTEÚDO

O programa suscitou diversos assuntos que mereciam repercutir na categoria, por isso o Clube do Barman abordou cada um deles de forma técnica, gerando um conteúdo online valioso sobre o tema de cada episódio da
competição. Foram oito matérias educacionais, oito coletâneas de receitas de drinks, 26 posts e 23 stories em nossas plataformas.

Para que isso se tornasse possível, foram consultados os embaixadores das marcas de bebidas utilizadas no programa, junto à equipe de mixologistas do Clube e os conteudistas desenvolveram as matérias e as receitas divulgadas semana a semana, ao longo do programa.

REGISTRO PERMANENTE

O conteúdo produzido sobre o Bar Aberto está disponível em nosso portal pelo link clubedobarman.com/baraberto. Os episódios podem ser assistidos no YouTube pelo canal da Band: bit.ly/baraberto

SEGUNDA EDIÇÃO

A segunda temporada do programa foi ao ar pelo Multishow, comandada por Márcio Silva e a apresentadora Laura Vicente. Com grandes embates, aprendizados e desafios, a edição contou com a participação de artistas e influenciadores digitais, além dos jurados técnicos especializados em coquetelaria. O programa chegou ao final em dezembro de 2021 e premiou Ana Carla como a grande vencedora. Todos os episódios estão disponíveis no Globoplay.

Desta vez, o Clube do Barman focou sua cobertura em entrevistas com os jurados técnicos, explorando suas trajetórias profissionais e os principais conceitos técnicos dos episódios. Os jurados técnicos também publicaram na plataforma do Clube artigos autorais sobre os assuntos abordados nas provas julgadas por eles.

No canal do YouTube, os mixologistas do Clube do Barman e a embaixadora de Ballantine’s no Brasil, Malu Donanzan, entrevistaram todos os participantes da segunda temporada, extraindo insights valiosos sobre a competição entre os maiores bartenders amadores do país.

Saiba mais sobre a segunda temporada do Bar Aberto, que foi ao ar em outubro no Multishow:

Segunda temporada do Bar Aberto estreia hoje (14) no Multishow

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.