Em que ano você nasceu?





Retrospectiva 2019: relembre os grandes acontecimentos da coquetelaria

Notícias

⍟ 2019 passou voando? Então aproveite para relembrar os principais campeonatos, lançamentos e tendências do ano nessa retrospectiva especial

Publicado em 17 de dezembro de 2019, às 16 horas.

Então é (quase) Natal… O que você fez, bartender, em 2019? Podemos afirmar com propriedade que foi um ano rico em novidades, novos sabores e experiências, trocas de conhecimento e oportunidades. Para ajudá-lo a recordar os principais acontecimentos deste ano, preparamos uma retrospectiva com os principais acontecimentos da indústria neste ano, visitas, campeonatos, eventos, lançamentos e tendências dentro da coquetelaria.

Uma das notícias mais recentes e mais tristes deste ano merece uma menção especial. Em 16 de novembro, perdemos o grande mestre da coquetelaria contemporânea Gary Regan, devido a uma pneumonia. Em vida, lançou mais de uma dezena de livros sobre o tema e viajou o mundo palestrando e contando histórias. Gaz participava ativamente como juiz de competições mundiais de bartenders e criava virais que o mundo inteiro reproduzia, como o famoso “finger stir” (no qual mexia o Negroni de seus clientes com o dedo) – o mixologista do Clube do Barman, Rafael Mariachi, falou mais sobre a trajetória de Regan neste artigo.

Agora que falamos sobre partidas, vale a pena lembrar a chegada de alguém muito especial. Em março de 2019, o barista e bartender Dilton Sales passou a integrar o time de mixologistas do Clube do Barman no Nordeste, agregando uma bagagem relevante ao mercado, conduzindo treinamentos na região e envolvendo a comunidade de profissionais de bar. Sales e seu cocktail ‘Sensações’ foram finalistas da etapa nacional do Chivas Masters 2018, que consagrou Alex Sepulchro como vencedor.

CAMPEONATOS

Já que o assunto é Chivas Masters, não poderíamos deixar de falar sobre a edição deste ano, que levou o barman Guilherme Ferrari, do Seen São Paulo (SP), para a grande final na Escócia e Inglaterra. Sua criação ‘Arpeggio’, a apresentação, criatividade e todo o contexto do drink colocaram o Brasil, pela primeira vez, no pódio global da competição, ao lado de Jiyoon Baek (Singapura) e Sebastian Cichowlas (Holanda). Leia abaixo a entrevista com o brasileiro sobre sua trajetória no Chivas Masters.

Gui Ferrari conta detalhes sobre participação no Chivas Masters 2019: “me sinto um vencedor”

Já em outubro, o Absolut.LAB convidou bartenders do estado de São Paulo para desafiarem os principais clássicos da coquetelaria utilizando vodka e muita criatividade. Na grande final, Luciano Ricarte, do Mundi Bar (SP), levou o primeiro lugar desafiando o tradicional Tom Collins, para criar um drink refrescante, saboroso e fácil de reproduzir em qualquer bar pelo Brasil – até mesmo dentro de casa. Em breve, Ricarte embarca rumo à Suécia para conhecer de perto a casa de Absolut. Assista a entrevista com o vencedor neste link.

2019 foi o ano do primeiro campeonato online organizado pelo Clube do Barman. Desta vez, Puma Ricardo Fuenzalida foi o vencedor, com o cocktail 7 Secretos. Você pode conferir a receita completa neste link.

EVENTOS

Se teve um evento que marcou 2019 na coquetelaria nacional foi a primeira edição do Bar Convent São Paulo, estreia da iniciativa internacional no hemisfério sul. Nos dias 17 e 18 de junho, milhares de pessoas percorreram os corredores do Expo Barra Funda para conferirem de perto mais de 60 estandes e 56 horas de palestras voltadas ao segmento de spirits premium e ao mercado de bares e restaurantes no Brasil. O Clube do Barman não ficou de fora dessa e montou um grande espaço com uma ampla programação educativa de palestras e tastings aos visitantes.

Entre os palestrantes, tivemos a presença grandes figuras da mixologia nacional e internacional, como Diego Barcellos e Rafael Mariachi, do Clube do Barman, além de embaixadores brasileiros e globais de algumas das principais marcas de destilados do evento, como Dre Masso (Altos Tequila), Sim Connoly (Beefeater Gin) e Audrey Hands (Havana Club).

Angus Winchester, diretor de educação do Bar Convent Berlin e Bar Convent Brooklyn também marcou presença no BCB. Você pode conferir a entrevista exclusiva dele ao Clube do Barman neste link.

Você no BCB – Galeria de fotos do stand do Clube do Barman

Cada vez mais pulsante na coquetelaria nacional, o Nordeste realizou, em 26 e 27 de novembro, seu próprio evento voltado ao mercado de bares e restaurantes. Chamado Cocktail Nordeste, ele reuniu centenas de bartenders para palestras, workshops de flair, laboratório de bitters, confraternizações, degustações e trocas de experiências na Praia do Pina, em Recife (PE).

O mixologista Dilton Sales participou do evento com a palestra ‘Fermentando a Coquetelaria’, na qual falou sobre os diferentes tipos de fermentações, os efeitos do álcool no organismo, micro-organismos e probióticos, abordou bebidas fermentadas não alcoólicas como a kombucha, além de dar detalhes sobre o uso do kefir de leite e kefir de água na coquetelaria.

LANÇAMENTOS

Para trazer ainda sabores e versatilidade à coquetelaria, 2019 foi um ano de vários lançamentos no Brasil. Entre eles,  o Chivas XV foi a principal novidade entre os scotch whiskies. Envelhecido por 15 anos e finalizado em barris selecionados de cognac, ele confere sabor frutado, de peras cozidas com toques caramelados e biscoito amanteigado. Saiba mais sobre o produto nesta matéria.

Com o propósito de abrir um leque de opções para drinks com cerveja, Jameson lançou no país o Caskmates IPA, rótulo do whiskey envelhecido em barris de cerveja tipo IPA de um produtor irlandês. Conheça mais detalhes sobre o spirit neste artigo.

Produzida em Jalisco, Altos Tequila desembarcou no Brasil com um diferencial: ela foi criada por bartenders para bartenders, ou seja, para ser ingrediente-chave de uma série de ccktails, sejam eles clássicos, releituras ou autorais. Um dos co-criadores da marca, Dre Masso, esteve no BCB São Paulo, e conversou com o Clube do Barman sobre a bebida. Assista a entrevista na íntegra neste link.

Altos Tequila: feita por bartenders para bartenders

Entre os produtos recém chegados, merece destaque o Ramazzotti Rosato, que entrou para o portfólio da Pernod Ricard Brasil para trazer mais frescor e delicadeza de sabor à coquetelaria. Você pode conferir receitas com o spirit neste link e também assistir à entrevista com o embaixador global de Rosato, Alejandro Mazza, durante sua visita ao Bar Guilhotina, em São Paulo (SP).

Mais recentemente, em novembro, a chegada oficial de outro rótulo ao mercado brasileiro consolidou a união de dois mundos antes distantes: o barismo e a coquetelaria. O licor de café mexicano Kahlúa teve seu lançamento focado em bartenders e baristas que buscam inovação nas bebidas servidas ao clientes. Prova disso foi a presença da marca na sétima edição da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte (MG). O Clube do Barman conversou com a embaixadora global da marca, Stephanie Brownridge, sobre a tendência do uso do café na coquetelaria mundial.

TENDÊNCIAS

No começo de 2019, publicamos uma matéria com as principais tendências para a coquetelaria mundial (você pode lê-la novamente neste link). No transcorrer do ano, muitas delas começaram a ganhar espaço nos balcões Brasil adentro, como a sustentabilidade nos cardápios com foco na redução do desperdício. Dentro dessa tendência, temos outra: o uso de ingredientes locais, estimulando os pequenos produtores e enriquecendo a coquetelaria regional.

Como já era esperado, o rum começou a ganhar força nos bares brasileiros, através da popularização de drinks clássicos, como o Daiquiri e o Mojito, além da chegada de receitas tradicionais como a Cancha e a criatividade dos bartenders brasileiros na criação de receitas autorais. Será que estamos prestes a experienciar a inauguração de um bar especializado em rum? Tudo indica que sim.

Um dos ícones deste ano que chega ao fim é o Feijão-borboleta, insumo que dá origem a um chá azul que muda de cor com a adição de suco de limão ou outro líquido com acidez. Ele foi apresentado pelo Clube na Série Plantas Alimentícias Não-Convencionais na Coquetelaria, que foi ao ar no início do ano:

Aprenda a preparar um drink que muda de cor: BUTTERFLY GIN TONIC

2020 certamente será um ano de crescimento e expansão da coquetelaria. Qual é o seu desejo para os bares brasileiros no ano que vem?

Você vai gostar de ler!

Evento em SP discute cenário global do consumo de bebidas alcoólicas

⍟ Seminário gratuito promovido pelo jornal Valor Econômico abordará aspectos como saúde, segurança e políticas públicas voltadas ao tema Publicado em ...

shot Extrakt Sour Chase

Extrakt Sour Chase

INGREDIENTES 20 ml de Absolut Extrakt 15 ml de suco de limão siciliano 8 ml de xarope simples de açúcar 1 rodela de limão siciliano MODO DE PREPARO Agite ...

Extrakt Apple Shot

Extrakt Apple Shot

INGREDIENTES 20 ml de Absolut Extrakt 20 ml de suco de maçã 1 meia lua de maçã verde MODO DE PREPARO Agite todos os ingredientes em uma coqueteleira com ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante